Francisco Carvalho é natural de Teresina, Piauí. O ator está em São Paulo há 37 anos.

Francisco Carvalho

Ele foi premiado como melhor ator por seu desempenho no filme Espelho d´Água – Uma Viagem no Rio São Francisco, no 3º Festival de Cinema de Varginha, no Festival do Recife, em maio de 2004 e em outros 2 festivais. Em Recife, como não estava presente, o cineasta Marcus Vinícius Cezar, recebeu o prêmio em seu lugar e, ao agradecer, emocionou os presentes ao convocar seus colegas cineastas a “convidarem” o ator para seus elencos.

Na época, Carvalho passava por um momento difícil e para sobreviver estava vendendo sanduíches.

Espelho D'Água

Em 2009, Carvalho atuou no cinema no filme “Inversão”, de Edu Felistoque, ainda sem data prevista para lançamento e, no mesmo ano, participou ainda da minissérie “Som & Fúria”, de Fernando Meirelles, exibida pela Rede Globo.

Som & Fúria

Em 2007 integrou o elenco da novela “Dance, Dance, Dance”, da Band.

Dance, Dance, Dance

Em 2006 atuou na peça “A Ilha do Tesouro”.

A Ilha do Tesouro

Reveja algumas cenas com Francisco Carvalho

Carvalho também, participou de novelas e minisséries da Globo como História de Amor, Agosto, O Rei do Gado, Engraçadinha, Presença de Anita, Malhação e Alma Gêmea.

MalhaçãoAlma Gêmea

No teatro, atuou em dezenas de peças, dentre as quais: “Viagem ao Centro da Terra” – Direção: Ricardo Karman; “A Hora e vez de Augusto Matraga”; “Macunaíma” – Direção: Antunes Filho; “O Santo e a Porca”; “A Grande Viagem de Merlim”; “A Ilha do Tesouro”.

Entre a filmografia do ator também está “Boleiros” de Ugo Giorgetti.

AMAZÔNIA

ALMA GÊMEA

AGOSTO

ENGRAÇADINHA

MEMORIAL DE MARIA MOURA

PALAVRAS DO ATOR

SS – Dá pra ver de longe o quanto você nasceu e viveu pela arte da representação. Publicamos aqui apenas uma pequena parte de sua extensa gama e variedade de personagens. Ao longo dessa trajetória que nos emocionou e fez sorrir, personagens do povo, homens simples, porém todos muito cheios de marcas determinantes da construção fantástica da personagem. Não há uma só personagem que tenha “saído” de você apenas como forma de trabalho, mas sim, percebemos nelas uma atenção, um prazer, uma dedicação incondicional capaz de deixar o público apreensivo, vivendo aquele momento com você. Nem todos conseguem isso. Poderia nos contar sobre esse prazer da arte de representar? Esse prazer contribuiu com a sociedade?

CARVALHO – “Eu creio que sim, porque nesses 37 anos em que estou em São Paulo não parei de lutar um só instante pra conseguir mostrar por que vim pra cá.

Sempre desejei ser ator e diretor e faria tudo outra vez se fosse necessário.

Até hoje atuei em 15 novelas, 12 longas metragem, 20 curtas metragem, 36 peças de teatro e 10 minisséries.

Na maioria desses trabalhos interpretei personagens típicos procurando compô-los o mais próximo possível do real do ser humano.

Representei o Brasil em vários países com o grupo Macunaíma, de Antunes Filho, e tenho 4 prêmios em cinema como melhor ator no filme ‘Espelho Dágua, uma viagem no rio São Francisco’.

Ainda continuo com problemas de trabalho. Fico muito tempo sem receber propostas, mas nunca desanimo, pois o vencedor não desiste nunca!

Querido Barthô, minha família e eu ficamos lisongeados com essa homenagem. Nem sei se mereço tanta atenção assim, sobretudo pela lembrança.

personalidade anterior

»

  1. Carvalho, fui sua aluna de teatro muuuuuuitos anos atras,. Queria muito te dizer que vc fez muita diferenca na minha vida. Muito obrigada!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s